ISOLAMENTO DE EXPLOSÃO

Para impedir a propagação de uma explosão para outros equipamentos é essencial aplicar dispositivos de isolamento de explosão apropriados para impedir que chamas, faíscas e pressão sejam transmitidas.

2ff2ba0051687eef5ca0459cf942940c_XL.jpg

ISOLAMENTO DE EXPLOSÃO

As consequências mais graves de uma explosão são originadas por explosões secundárias. 

O erro de proteger apenas os equipamentos é cometido repetidamente. O que geralmente é esquecido é o fato de que, se uma explosão é transportada de um equipamento para outro.

Essa onda de chama e energia se torna significativamente mais forte devido ao efeito de pré-compressão. Por esse motivo, o isolamento de explosão é um componente essencial no desenvolvimento de conceitos de proteção contra explosão.

Nossos engenheiros e desenvolvedores se esforçam constantemente para se concentrar em suas necessidades. Procuramos consistentemente garantir um alto grau de segurança e disponibilidade.

Isso significa proteção máxima, sem comprometimento de seus processos, reparos rápidos e restauração das instalações após um incidente.

A ATEX oferece isolamentos ativos como as barreiras químicas e isolamentos passivos como válvulas Float, Flap e Guilhotinas.

Várias Opções

Isolamento Químico

Os supressores de isolamento químicos secos ATEX, fornecidos nos tamanhos de 4, 20 e 35 litros, armazenam o produto químico seco e são super pressurizados a 900 psi com nitrogênio seco.

O sistema ATEX é o único sistema certificado independentemente para atender aos requisitos ANSI SIS SIL Nível 2. Em resumo, se um dispositivo não pode ser supervisionado quanto à funcionalidade, ele deve ser de fornecimento redundante. Por exemplo, os acionadores a gás não podem, por definição, ser totalmente supervisionados, o SIS exige redundância e a ATEX possui acionadores a  gás redundante em todos os supressores.

O sistema de detecção e controle ATEX fornece a ferramenta de diagnóstico mais fácil e poderosa do setor. O sistema modular descentralizado ATEX permite a máxima flexibilidade. A expansão não requer o redesenho do sistema.

Float Valve

Esta válvula de barreira contra explosão é extremamente eficaz em áreas de fluxo com baixa concentração de poeira na faixa de categoria 1 e 2 de explosivos. Funcionam sem sistemas de detecção e controle elétricos externos e seu design exclusivo permite que sejam recondicionados, mantidos e reutilizados a um custo operacional excepcionalmente baixo.

A construção utiliza um gatilho de válvula suspenso na área de fluxo entre um ou dois assentos da válvula. Quando ocorre uma explosão, o gatilho é jogado contra o assento interno da válvula pela onda de pressão que se move à frente da frente da chama. Em seguida, ele trava em uma posição fechada.

Para atender à necessidade da indústria, a ATEX desenvolveu sua tecnologia de limpeza em um sistema orientado passivo. Uma válvula que pode atender aos requisitos de fluxo de produtos dos processos atuais. Pelo sistema patenteado, o sistema limpa o selo de isolamento, eliminando o risco de depósito de pó..

Válvula de Guilhotina

A válvula Guilhotina de fechamento rápido faz parte de um sistema de isolamento de explosão ativo. Em caso de ignição, é ativado por válvulas solenóides. O ar flui de um reservatório de ar comprimido para o cilindro de acionamento, fechando a válvula deslizante em milissegundos. Tanto as chamas quanto a expansão da pressão são efetivamente interrompidas.

Depois de acionada, a válvula deslizante pode ser reativada sem a necessidade de reparo e, devido à sua operação não destrutiva, pode ser validada a qualquer momento.

Instalação

@2020 ATEX EXPLOSIONSSCHULTZ