Qualquer projeto de proteção contra explosão leva em conta vários fatores. Estes fatores é quem definem o sucesso ou fracasso do projeto. Seguem abaixo algum desses fatores:

Perguntas técnicas e de especificações

O que é tolerância à ruptura (tolerância à ruptura)?


A tolerância associada à pressão de ruptura marcada dentro da qual o evento deve romper. Geralmente expresso como ±% da pressão de ruptura ou ± pressão definida.

O que é volume de combustão?


A área (volume) onde estão presentes combustível e oxidante e pode ocorrer ignição.

O que é o Índice de deflagração (KSt)?


KSt (medido em barg-m/s) é o índice de deflagração de uma nuvem de poeira. O índice de deflagração é a taxa de aumento de pressão em um vaso esférico padrão sem ventilação e mede a gravidade relativa da explosão em comparação com outras poeiras.

O que é o limite inferior de inflamabilidade (LFL)?


A menor concentração de material que propagará uma chama de uma fonte de ignição por meio de uma mistura de gás inflamável ou dispersão de poeira combustível com um oxidante gasoso 

O que é MAIT (temperatura mínima de ignição espontânea (nuvem de poeira)?


Valor de inflamabilidade (medido em graus Celsius) que define a temperatura mínima na qual uma nuvem de poeira se inflama espontaneamente quando exposta ao ar aquecido. Procedimento de teste definido na norma ASTM E1491.

O que é MEC (Concentração Explosiva Mínima)?


Valor de explosibilidade (medido em g/m3) que define a concentração mínima de uma mistura de poeira e ar que propaga uma deflagração. Consulte também Limite inferior de inflamação (LFL). Procedimento de teste definido na ASTM E1515.

O que é MIE (Energia Mínima de Ignição)?


Valor de ignibilidade (medido em miliJoule) que define a energia mínima de ignição de uma nuvem de poeira no ar por uma faísca de alta tensão. Procedimento de teste definido na ASTM E2019.

O que é MIT (temperatura mínima de ignição)?


Valor de inflamabilidade (medido em graus Celsius), que define a temperatura mínima na qual uma camada de poeira irá inflamar. Procedimento de teste definido na ASTM E2021.

O que é relação operacional?


Relação entre a pressão máxima de operação do sistema e a pressão mínima de ruptura associada à ventilação de explosão ou ao painel de alívio. A pressão máxima de operação / classificação de vácuo de um respiradouro pode ser expressa como uma proporção operacional.

O que é tamanho de partícula (PSA)?


Procedimento para determinar a faixa de tamanho e o tamanho médio das partículas de poeira de uma operação.

O que é Pmax?


A pressão máxima desenvolvida em uma deflagração contida de uma mistura ótima.

O que é Pred (pressão reduzida)?

A pressão máxima desenvolvida em um compartimento ventilado durante uma deflagração aliviada. O FM 7-76 fornece orientação quando Pred é desconhecido. Pred também pode ser descrito como a pressão máxima permitida para evitar a deformação de um invólucro ou a pressão máxima permitida que resultará em uma quantidade aceitável de deformação.

O que é temperatura do processo?


Temperatura operacional máxima e mínima dentro de um gabinete ou processo

O que é TSP (Pressão Suprimida Total)?


É a pressão momentânea máxima que o vaso deve suportar durante uma deflagração suprimida e deve ser compatível com a resistência do projeto do gabinete. O TSP também pode ser a pressão medida como parte de um teste ou em uma explosão industrial real suprimida. Esse valor deve ser fornecido ao cliente conforme a NFPA 69, 2014, seção 10.4.4

O que é xMax / xMin (posicionamento máximo / mínimo de isolamento)?


A distância máxima/mínima de instalação segura da interconexão do processo (ou outro local especificado) que é calculada , conforme exigido pela NFPA 69, 2014.

@2020 ATEX EXPLOSIONSSCHULTZ