top of page

MEDIÇÃO DE PONTO DE ORVALHO

A secagem por pulverização é de longe a operação unitária que mais consome energia na indústria de laticínios. Com a pressão crescente sobre os recursos energéticos globais, que se esgotam rapidamente, as regulamentações ambientais rigorosas e os elevados custos de energia, são necessárias medidas inovadoras para reduzir o consumo de energia da secagem por pulverização.

SISTEMA ATEX DE MONITORAMENTO DE PONTO DE ORVALHO

O sistema foi projetado para ser montado na parede próximo ao ponto de medição, onde elementos filtrantes de 5 μm especialmente projetados e purga periódica nos permitem extrair amostras de ar isentas de poeira, mesmo de partes do processo com alta carga de pó. As amostras são transportadas através de linhas aquecidas para evitar qualquer condensação prematura antes que a amostra chegue ao sensor

DEW 2.jpg
DEW 3.jpg

A qualidade do leite em pó é, entre outros fatores, caracterizada pelo seu teor de umidade residual e o principal desafio no controle de um secador por spray é usar um mínimo de energia (ar quente) para trazer a umidade residual no pó abaixo da especificação e para evitar que o pó grude nas paredes da câmara. Isto é um desafio, pois a operação do secador por pulverização deve ser continuamente ajustada às variações na concentração de alimentação e às variações na umidade do ar ambiente.
O teor de umidade inadequado não afeta apenas as propriedades físicas e a vida útil do produto, mas também afeta o processo devido à perda de produto (aderência), tempo (tempo de inatividade para limpeza) e energia.

Por isso o controle do ponto de orvalho é necessario nessas aplicações.

bottom of page